A III Conferência Estadual de Cultura foi aberta oficialmente na quinta feira dia 26 de novembro e contou com as presenças do Governador Jaques Wagner, o Ministro da Cultura Juca Ferreira, o Secretário de Cultura da Bahia Marcio Meirelles, o Presidente da Assembléia Legislativa Marcelo Nilo, Deputado Federal Zezéu Ribeiro dentre outras autoridades locais e regionais. No dia seguinte iniciaram os debates dos temas já pré definidos nas etapas municipais e territoriais.
O evento contou com a participação 89% dos municípios baianos e agora segue para a etapa nacional em Brasília no mes de março de 2010, durante a conferência foram escolhidos 50 delegados por votação direta dos conferencistas presentes.
As propostas são de melhoria e criação em muitos casos, de leis específicas na área de cultura e atinge todas as vertentes da cultura no sua amplitude, desde os "artístas de rua" até as TVs, durante os quatro dias de discussões os presentes puderam apreciar um pouco da cultura baiana através da Orquestra Juvenil 2 de Julho, formada pelo Núcleo de Orquestras Juvenis e Infantis do Estado da Bahia (Neojibá), Exposição Multimídia em telões no calçadão da praia, Balé Teatro Castro Alves (Espetáculo Áfrikas) e shows com artistas locais como Saul Barbosa, Grupo o Quadro, Improviso Nordestino e Clécia Queiróz.
ao final dos trabalhos foi lida a Carta de Ilhéus.
CARTA DE ILHÉUS
Nós, representantes dos 26 Territórios de Identidade da Bahia, reunidos na III Conferência Estadual de Cultura, entre 26 a 29 de novembro de 2009, no Centro de Convenções da cidade de Ilhéus, declaramos que:
Mais uma vez, o diálogo entre os poderes públicos – municipal, estadual e federal – e a sociedade baiana, se realizou, fortificando [...]
Cordel do Antônio Barreto sobre a conferência estadual...
Leia também: ll CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA.
Leia também: ll CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia antes de comentar:
É livre a manifestação do pensamento, pede-se apenas civilidade e bom-senso dos comentaristas. Não publicaremos comentários ofensivos .