Este Blog é um espaço para discutir idéias e propostas de um novo modelo de sociedade. Buscamos a criação e a consolidação de um novo modelo de desenvolvimento, baseado na criatividade, na solidariedade, na humanização das relações sociais, na luta pela ampliação da democracia participativa, justiça e cidadania plena. Todos aqueles que compartilharem destes princípios, sejam bem-vindos. Aqueles que discordarem chamamos ao debate aberto e democrático. Bem vindos leitores.

domingo, 16 de maio de 2010

PT prepara ‘militante 3G’ e um comitê em cada casa

Baseado na única disputa que teve com André Puccinelli – em 1996, pela Prefeitura de Campo Grande – o pré-candidato ao governo do Estado Zeca do PT quer todas as garantias de que as eleições deste ano transcorram com transparência absoluta. Naquele pleito André venceu por 411 votos de vantagem, em meio a denúncias de compra de votos e fraudes diversas.



Agora o PT quer se precaver. A proposta delineada pelo próprio Zeca há um mês ganhou detalhes durante o Encontro Regional realizado em Dourados, na noite de sexta-feira e manhã de hoje (15). A ideia é transformar cada militante, cada eleitor de Zeca, em um fiscal virtual. É o militante 3G, alusão à Internet de terceira geração transmitida pelas ondas da telefonia celular móvel, capaz de chegar a lugares distantes.

“Com um telefone celular em punho, nossos militantes vão filmar qualquer tentativa de compra de voto, de suborno, de fraude. E instantes depois esse material vai ser disponibilizado na Internet. Vamos ajudar a Justiça Eleitoral a garantir a lisura da eleição e punir os maus políticos”, explicou Zeca.

Para transformar um exército de eleitores em repórteres cinegrafistas o PT vai oferecer oficinas em todas as cidades, ensinando como manobrar o celular para filmar ou mesmo gravar. A tarefa já começou com o seminário O PT e as Redes Sociais, ministrado pelo coordenador para Internet da pré-candidata Dilma Rousseff, Marcelo Branco, realizado em Campo Grande, no início de maio.

Tudo começa com a implantação de uma rede social de navegadores, interligados pelo Twitter, MSN, Facebook ou Orkut. Essa rede troca informações, interage, dissemina notícias em velocidade impensável. Zeca está convencido que o militante 3G fará o diferencial desta eleição, possibilitando que não restem dúvidas aos eleitores, a partir do momento em que o debate eleitoral ganha uma dimensão ilimitada, e a vontade popular seja respeitada. “Ganhe quem ganhar, não importa. Mas o povo tem que ter sua vontade respeitada.”

Uma casa, um comitê

Outra ideia apresentada pelo diretório municipal de Campo Grande ganha força em todo o Estado. Foi discutida e aprovada na Plenária de Dourados, devendo se tornar realidade naquela vasta região. Cada casa de um eleitor de Zeca será um comitê da campanha. Terá adesivos, material básico de propaganda, o morador será municiado de informações para ajudar a aliança a vencer as eleições e retomar o governo do Estado.

Em Campo Grande a proposta está sendo implantada a partir das plenárias populares. Os dirigentes partidários realizam encontros nos bairros, explanam a ideia e cadastram os militantes, que a partir de então passam a figurar como comitês eleitorais. Toda essa cadeia de células será administrada pelo comitê central da campanha de Zeca, e a comunicação será de mão dupla: das bases para o núcleo e do núcleo para as bases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de comentar:
É livre a manifestação do pensamento, pede-se apenas civilidade e bom-senso dos comentaristas. Não publicaremos comentários ofensivos .