O programa Arca das Letras vai distribuir, nesta quarta-feira (27), 13 bibliotecas para assentados da reforma agrária e agricultores de Serrolândia, município localizado na Bahia. Com isso, o estado passará a ter 210 bibliotecas rurais instaladas para atender cerca de 34 mil famílias do campo, em todo o estado.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) forneceu os acervos para o município e vai realizar a capacitação de 26 novos agentes de leitura, dois para cada biblioteca rural. Os agentes de leitura, moradores das comunidades atendidas, ficarão responsáveis pelas atividades da biblioteca, como o empréstimo dos livros e o incentivo à leitura.
A Bahia recebeu a primeira biblioteca Arca das Letras em 2004. Já são mais de 40 mil livros distribuídos, que foram adquiridos por meio de doações de órgãos públicos como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), além de movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população.
Criado pelo MDA em 2003, o programa Arca das Letras já implantou mais de 7 mil bibliotecas em comunidades rurais brasileiras. Até agora, mais de 1,8 milhão de livros foram distribuídos, beneficiando cerca de 780 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por cerca de 15 mil agentes de leitura, voluntários das comunidades que dedicam seu tempo ao empréstimo dos livros e ao incentivo à leitura.
Instalada na casa de um morador ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca Arca das Letras inicia com o acervo de mais de 200 títulos e uma coleção de gibis da Turma da Mônica. Os acervos são formados por livros didáticos, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca. Também contam com publicações que orientam o exercício da cidadania e abordam as leis brasileiras.
MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia antes de comentar:
É livre a manifestação do pensamento, pede-se apenas civilidade e bom-senso dos comentaristas. Não publicaremos comentários ofensivos .